O preço precisa entrar na oferta desde o começo
Em resumo: quem monta a oferta inteira e só depois calcula o preço corre o risco de construir algo caro que o cliente não valoriza. O preço deve entrar enquanto o escopo ainda está aberto. Para isso, combino três lógicas de precificação (mercado, custo e valor percebido) com uma investigação da disposição a pagar do cliente, benefício por benefício.
Quando penso em construir um negócio, uma das questões que me chama atenção é o momento em que o preço entra na conversa. É fácil imaginar uma oferta, reunir tudo o que gostaria de entregar, calcular quanto aquilo custa e só então decidir quanto cobrar. Mas, nessa sequência, posso passar bastante tempo desenvolvendo algo sem entender se o cliente atribui àquilo um valor compatível com o preço que preciso pedir.
Para mim, o preço precisa participar da construção da oferta desde o começo, enquanto ainda posso escolher o que entra, o que fica de fora e para quem estou vendendo. A disposição do cliente a pagar ajuda a orientar essas escolhas. Se deixo essa investigação para o final, corro o risco de descobrir tarde que construí uma solução cara para entregar benefícios que não pesam tanto na decisão de compra.
Três lógicas para pensar o preço
Para organizar esse raciocínio, separo três lógicas de precificação: partir do mercado, partir dos custos ou partir do valor percebido. Elas podem se combinar, mas cada uma muda o ponto de partida da análise. O custeio me ajuda a apurar os custos; a precificação usa essa informação junto com outras referências para decidir o preço.
| Lógica | Ponto de partida | Pergunta central | Onde costuma funcionar |
|---|---|---|---|
| Mercado | O preço que o mercado já paga | Consigo operar com lucro dentro desse preço? | Produtos parecidos, pouca diferenciação |
| Custo | Custo unitário, fixos rateados e markup | Quanto preciso cobrar para recuperar o custo e ter resultado? | Viabilidade interna, orçamentos |
| Valor percebido | O benefício que o cliente enxerga | Quanto esse resultado vale para quem compra? | Marca, reputação, tecnologia, serviços especializados |
Na primeira lógica, olho para um mercado em que os produtos são muito parecidos e há pouca diferenciação reconhecida pelo comprador. Posso pensar em uma commodity ou em um item para o qual marca, reputação e tecnologia não produzem uma diferença relevante na escolha. Se o mercado paga determinado valor por aquele produto, meu poder individual de cobrar mais tende a ser limitado.
Nesse cenário, começo pelo preço que encontro no mercado e faço a conta de trás para frente. Se consigo vender por X, quanto sobra depois dos custos e das despesas necessários para realizar aquela venda e sustentar a operação? O desafio está em operar dentro desse preço, buscando eficiência, escala e uma estrutura que permita resultado. A escala pode ajudar, desde que o volume adicional também faça sentido economicamente.
Na segunda lógica, começo pela estrutura de custos. Calculo o custo unitário, considero os custos fixos e seu rateio no volume esperado e aplico um markup para chegar ao preço ofertado. É uma forma tradicional de construir a conta: entender quanto preciso recuperar e qual resultado pretendo obter. Preciso apenas cuidar das bases, porque markup sobre custo e margem sobre o preço de venda são medidas diferentes.
Esse caminho organiza a viabilidade interna, mas ainda deixa uma pergunta aberta: o mercado aceita o preço calculado? Se meu custo é alto ou meu volume esperado é otimista, a conta pode produzir um preço que faz sentido na planilha e encontra resistência na venda. Ter uma justificativa para cobrar determinado valor não garante que o cliente veja motivo para pagar.
A terceira lógica está ligada à diferenciação e ao valor percebido. Marca, reputação e tecnologia podem fazer com que a disposição a pagar se afaste bastante do custo de produção. É a ideia que tenho em mente ao usar a expressão “custeio alavancado”, embora, para nomear o mecanismo com mais precisão, eu esteja falando de precificação por valor percebido. Uso aquela expressão como uma forma pessoal de pensar essa relação.
Nessa situação, o preço não precisa acompanhar proporcionalmente cada real acrescentado ao custo. O comprador pode reconhecer um benefício que vale muito para ele e que não custa tanto para a empresa entregar. Ainda assim, os custos continuam importantes: preciso saber se consigo produzir, vender e manter aquela entrega de maneira viável. A margem de contribuição, que é a receita menos os custos e as despesas variáveis, ajuda a cobrir os gastos fixos e a formar o lucro. Não posso contar contribuição e lucro como duas parcelas independentes da mesma sobra.
O preço que parece justo na minha cabeça
Mesmo entendendo essas três lógicas, posso cometer o mesmo erro em qualquer uma delas: montar toda a oferta a partir do que eu considero interessante e investigar a disposição a pagar apenas depois.
Imagino, por exemplo, uma consultoria. Posso listar uma análise inicial, várias entregas, reuniões e acompanhamentos. Vou somando tudo o que acredito que tornaria o serviço mais completo. Em um software de atendimento, o movimento pode ser parecido: penso na solução principal e acrescento uma série de funcionalidades que parecem úteis.
Depois calculo o custo dessas entregas, aplico um markup, olho algumas referências de mercado e chego a um preço que considero justo. Na minha cabeça, a oferta ficou incrível. Ela reúne muitas coisas, exige trabalho e parece merecer o valor que estou pedindo.
Só que essa conclusão ainda é uma hipótese. Isso fica especialmente importante quando estou diante de um produto novo, de uma ideia nova ou de um canal em que ainda não conheço bem o comportamento de compra. Posso ter segurança sobre o esforço necessário para produzir e, ao mesmo tempo, saber pouco sobre o valor que o comprador enxerga no resultado.
Também posso estar comparando meu pacote com ofertas que resolvem problemas diferentes, atendem outro público ou são vendidas em outro contexto. A referência de mercado ajuda, mas preciso entender o que está sendo comparado. Uma lista maior de entregas não me dá, sozinha, uma justificativa comercial para um preço maior.
O que o cliente está tentando comprar
Antes de fechar o pacote, eu procuraria entender qual é o objetivo final da compra. O que a pessoa quer conseguir? O que a faz acreditar que aquela oferta vai ajudá-la? Quais partes da entrega são importantes para produzir esse resultado e quais apenas parecem interessantes para quem está criando?
Minha própria reflexão serve como ponto de partida. Posso imaginar necessidades e conversar com pessoas conhecidas, mas preciso me aproximar de clientes e de pessoas que realmente tenham o problema que pretendo resolver. Caso contrário, corro o risco de colher opiniões favoráveis de quem gosta da ideia sem ter motivo para comprá-la.
É nesse ponto que entra a disposição a pagar, ou WTP, de willingness to pay. Ela se refere a quanto alguém estaria disposto a pagar por uma oferta em determinadas condições. Gostar de uma proposta, desejar um benefício e aceitar pagar um preço por ele são coisas relacionadas, mas não equivalentes.
Essa ideia não é só minha. Madhavan Ramanujam e Georg Tacke, da Simon-Kucher, defendem no livro Monetizing Innovation (2016) que as empresas devem desenhar o produto em torno do preço, e não o contrário. É a mesma inversão que proponho aqui.
As conversas me ajudam a descobrir o que investigar. Quero entender escolhas, prioridades e o que a pessoa já faz para resolver aquele problema. Uma resposta positiva em uma pesquisa continua sendo um sinal inicial. Para ganhar confiança, preciso confrontá-la com situações concretas de oferta e compra, porque a intenção declarada pode mudar quando existe um desembolso real.
A camiseta e o acessório que encarece o pacote
Um exemplo que me ajuda a enxergar isso é o de uma marca de roupa de ultraluxo. Imagino uma camiseta de R$ 1.000 e, para esse exemplo, um cliente que atribui valor ao status e ao pertencimento associados à marca. Ao usar a peça, ele torna essa associação visível para outras pessoas.
Agora imagino que a empresa decida vender a camiseta junto com um pingente para a geladeira, formando um pacote de R$ 3.000. Para quem criou o conjunto, pode parecer uma ideia excelente: mais um objeto da marca, uma composição exclusiva, uma entrega mais completa.
Mas preciso voltar à motivação daquele comprador. Se o valor que ele procura está principalmente na possibilidade de usar a marca e ser reconhecido por isso, um acessório que fica dentro de casa pode contribuir pouco para esse objetivo. O pacote ficou mais caro sem necessariamente aumentar, na mesma proporção, o benefício que motivava a compra.
Nesse caso, posso acabar dificultando a venda da própria camiseta ao obrigar o cliente a levar um complemento que ele valoriza pouco. O acessório pode ter custo de produção, embalagem e logística, além de consumir atenção da operação. Esses custos ajudam a explicar o preço maior para a empresa, mas não criam automaticamente uma razão de compra para o cliente.
Não estou presumindo que toda compra de luxo aconteça por status. Há outras motivações possíveis. Nesse exemplo, assumo essa motivação justamente para mostrar que a qualidade da oferta depende de compreender o benefício procurado. Outro comprador pode valorizar o objeto para a casa; eu precisaria identificar esse interesse, em vez de estendê-lo a todos.
Separar funcionalidades para enxergar benefícios
Esse raciocínio me leva a desmontar a oferta antes de consolidá-la. Em vez de olhar apenas para um pacote completo, eu separaria suas funcionalidades ou entregas e tentaria traduzir cada uma em um benefício concreto. Na consultoria, o que cada análise permite decidir ou fazer? No software de atendimento, o que cada funcionalidade muda no trabalho de quem usa?
Essa tradução importa porque várias funcionalidades podem produzir um mesmo benefício. Uma lista extensa pode dar a impressão de muito valor agregado, quando, para o comprador, os itens se sobrepõem. Também pode haver uma entrega pequena, pouco chamativa na apresentação, que seja decisiva para alcançar o resultado desejado.
Eu olharia para a importância desses benefícios, para o quanto eles influenciam a disposição a pagar e para o custo de entregá-los. Se uma funcionalidade exige muito investimento e tem pouco peso para o cliente, ela vira candidata a ser cortada, simplificada ou adiada. Se sustenta o resultado principal, preciso protegê-la mesmo que não pareça o item mais vistoso da oferta.
Também tomaria cuidado para não transformar a investigação em uma soma mecânica. A disposição a pagar por cada benefício isolado não se soma necessariamente ao valor do pacote. Alguns benefícios se complementam; outros se repetem. O cliente avalia o conjunto, as alternativas disponíveis e o que cabe na sua realidade. Por isso, preciso investigar tanto as partes quanto a combinação que pretendo vender.
O ponto central é reconhecer que meu interesse em criar alguma coisa pode ser diferente do objetivo de quem compra. Posso gostar muito de uma entrega e ainda descobrir que ela torna a oferta mais complexa, mais cara ou menos acessível, sem aumentar de forma relevante sua atratividade.
Proteger a oferta inicial
A partir dessa leitura, eu procuraria construir uma oferta inicial que entregue bem o resultado principal. Isso exige escolher o que é essencial para aquele público e evitar que extras criem uma barreira de entrada desnecessária. Se o cliente precisa comprar tudo para ter acesso ao que realmente procura, posso estar perdendo uma venda que faria sentido para os dois lados.
Os complementos podem aparecer depois, em pacotes, adicionais ou planos diferentes. Assim, consigo atender quem valoriza uma entrega mais ampla sem obrigar todos a pagar por ela. No exemplo da marca, a camiseta poderia continuar acessível como uma compra independente, enquanto o conjunto com o acessório seria apresentado a quem demonstra interesse nessa combinação.
O mesmo vale para a consultoria e para o software. Posso ter clientes que precisam de uma solução mais concentrada e outros que reconhecem valor em um acompanhamento maior ou em funcionalidades adicionais. A composição da oferta pode refletir essas diferenças, desde que cada versão continue cumprindo o que promete.
Investigar o preço enquanto ainda posso mudar a oferta
No fim, a mudança que considero importante é trazer o preço para uma etapa em que o escopo ainda está aberto. Quero relacionar o problema do cliente, os benefícios que ele procura, sua disposição a pagar e o custo da entrega antes de investir pesado na solução inteira.
Continuo precisando fazer as contas e olhar para o mercado. Mas também preciso testar se aquilo que estou construindo faz sentido comercialmente para o público escolhido. Se descubro cedo que um item encarece muito a oferta e acrescenta pouco valor percebido, ainda posso redesenhar o pacote sem carregar todo o investimento feito.
Para mim, essa é a contribuição do preço na jornada de um negócio: ajudar a decidir o que vale a pena construir e oferecer. Quando trato a precificação apenas como uma conta ao final, deixo de usar uma informação que poderia ter melhorado a própria oferta desde o início.
Se tu estás montando ou revendo a oferta da tua empresa, eu falo disso na minha consultoria de vendas, finanças e gestão. E toda semana mando um ensaio como este na newsletter.